A massagem sensitive (sensitiva) é considerada parte das terapias tântricas, pois traz diversos benefícios para a saúde de homens e mulheres. Da mesma forma, ajuda ambos a conhecer melhor o próprio corpo, sem tabus. É uma excelente forma de desfazer medos, traumas ou receios infundados.
Ligada à filosofia tântrica, originária da Ásia, a massagem sensitive baseia-se em espiritualidade, sexualidade e biologia humana, de acordo com o conhecimento empírico dos povos que a adotam. Por isso, a técnica estimula as zonas erógenas.
Ainda que o termo “tantra” se refira à massagem tântrica e sexualidade, em verdade ele difunde ensinamentos, indicando a busca pelo autoconhecimento e a harmonia com as energias exteriores.
O massagista é o responsável por deixar o adepto à vontade, criando uma atmosfera relaxante e tranquila. A partir disso, começa a promover movimentos contínuos e suaves, tocando o corpo somente com as pontas dos dedos.
Praticada por pessoas de variadas idades, a massagem trata a sexualidade com muita seriedade, sem tabus. Ao mesmo tempo, ajuda a eliminar tensões e estimula uma reconexão física, emocional e energética. A respiração profunda e guiada também é parte essencial no processo de relaxamento.
A técnica explora as reações naturais do sistema nervoso, que aflora a partir dos toques suaves com as mãos e dedos. Conhecedor do corpo, o massagista aplica a massagem nos pontos específicos, proporcionando sensações únicas de prazer e autoconhecimento.
A técnica está ganhando cada vez mais adeptos no Brasil e, acredita-se, será uma atividade comum nos próximos anos. Bom para quem precisa de uma massagem renovadora, bom para os profissionais que atuam em um mercado competitivo como o de saúde e beleza.
A massagem sensitive é abordada como uma preliminar no sexo tântrico, técnica reconhecida por aumentar o vínculo e a cumplicidade entre o casal e proporcionar uma série de benefícios de saúde e bem-estar.
Os praticantes reportam os benefícios, inclusive em relação à melhoria do autoconhecimento do corpo, um do outro, além de combater a ansiedade.